O papel social dos Fait-Divers


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Os fait divers permitem ao público focalizar um sentimento de ansiedade difusa, gerada por um clima latente de insegurança (real ou suposta).O que interessa ao público que aprecia os fait divers é ver a sua própria história no jornal, ou o que poderá vir a acontecer-lhe, quer se encontre em proximidade sócio-cultural ou geográfica. Essa mistura do habitual e do insólito produz medo mas ao mesmo tempo permite que a angústia latente se fixe, no sentido químico do termo, cristalizando num objecto preciso. Se o medo existe na realidade vivida por um qualquer indivíduo, ele adquire uma dimensão colectiva e individual quando veiculado pelos media.

Os jornais de referência consagram uma parte mínima do seu espaço aos fait divers e relativizam a importância destes face a outras informações. Os jornais populares – que são os mais lidos – reservam-lhes uma parte significativa do seu espaço redactorial, criando, assim, um sentimento de envolvimento e de invasão generalizada da violência, por parte dos seus leitores.

As personagens que aparecem nas páginas dos jornais ou que vemos na televisão, representam importantes superfícies de investimento psíquico, ao mesmo título que os heróis do romance.
As pessoas reais que ocupam as primeiras páginas da actualidade aparecem aos olhos dos leitores e espectadores, como seres de papel, na medida em que estão afastados do mundo do receptor. Surgem portadores de uma certa aura devido à sua representação mediática.
Esta confusão entre heróis ficcionais e pessoas reais é habilmente explorada em certos reality-shows, onde as situações da vida quotidiana são filmadas segundo as técnicas próprias do filme policial e onde a confusão entre real e ficção é mantida permanentemente.


0 comentários a “O papel social dos Fait-Divers”

Apague estas letras e preencha com os seus dados

      Convert to boldConvert to italicConvert to link

 


Feixes Passados

Arquivos Gnósticos

Ligações Hertzianas


ATOM 0.3